5 de fevereiro de 2011

Água Potável - Escola Kids

Água Potável - Escola Kids
Água Potável
Nascente de rio – fonte de água potável

A água é uma substância indispensável para a vida.

Quando a quantidade de água do nosso organismo fica baixa, podemos sofrer adesidratação, que impede o funcionamento correto do corpo, causando fraqueza, aceleramento do coração e ressecamento da pele, deixando a pessoa muito debilitada

Você já observou como fica uma planta que não recebe água? Ela murcha e fica com as folhas caídas. Essa planta está desidratada. Da mesma forma, o ser humano que não toma uma quantidade suficiente de água também se desidrata.

A água que bebemos chama-se água potável, ela não possui poluentes nem seres vivos que podem causar problemas de saúde.

A água potável é aquela que não tem cheiro (inodora); não tem cor (incolor) e não tem gosto (insípida). Para o consumo, ela deve estar limpa e cristalina, fresca ou com uma temperatura agradável

Dependendo de onde seja extraída, a água potável pode ser consumida imediatamente, sem passar por processos de tratamento. Mas se o manancial ou a fonte não for limpo e seguro, não podemos ingerir a água, pois pode ser um meio de transmissão de doenças.


Devemos sempre beber água filtrada

A água que não é potável deve ser tratada em estações próprias, a fim de fazer o abastecimento das cidades. Essa água é a que sai nas torneiras de nossas casas. Caso nossas casas não sejam abastecidas por água tratada, precisamos filtrá-la ou fervê-la, para que sejam eliminadas as impurezas que fazem mal à nossa saúde.

Uma pessoa que consome água não filtrada pode contrair várias doenças, dentre elas temos: febre tifoide, cólera, leptospirose, diarreia, hepatite e verminoses.


Criança com verminose

Muitas pessoas não possuem condições dignas de vida, não tendo nem mesmo água para beber, ficando na dependência das chuvas ou de caminhões pipa para levar água até suas casas.

Essa água não é de boa qualidade e muitas vezes é armazenada em condições precárias, podendo contaminar as crianças, e adultos deixando-os doentes. A água contaminada pode causar a morte, em consequência de doenças.

Por isso, é muito importante que os governantes cuidem da população, dando-lhes boas condições de vida, de moradia, onde a água tratada chegue até suas casas.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho,brigadim!

Espaço da Julie *sorridente*

Espaço da Julie *sorridente*
A cachorrinha mais fofa e linda do mundo,pelo menos no meu mundo!

Pula o tempo todo.

As vezes ela entra em pânico!rsrsrrsr

Ama um brinquedo!

Dorme de qualquer jeito.

Tem hora que não tá afim de tirar fotos!

Charmosa que só ela!

Eu não disse que ela era sapeca?

Ama uma sonequinha!!

Pesquisar este blog